Pesquisar
Close this search box.

Evento debate oportunidades e desafios para investimento na agricultura familiar da Caatinga

Representantes de empresas, investidores de impacto, organizações sociais e agricultores familiares participarem do evento “Oportunidades na Caatinga: investimento, conexão com mercados e inclusão”, que aconteceu no dia 03 de dezembro, em Recife (PE). Organizado pela IDH, o evento aprofundou o debate sobre estratégias de desenvolvimento de cadeias produtivas do bioma, quais os desafios e as oportunidades para a produção e comercialização de produtos da região.

Foto: Tatiana Valença_Raízes da Caatinga-IDH

A Caatinga, lar de agricultores familiares que produzem desde algodão agroecológico e mel até plantas medicinais e frutas silvestres, foi apresentada como um espaço de grande potencial para investimentos que aliam impacto social, econômico e ambiental.

Durante o encontro, especialistas enfatizaram como práticas de compra direta e parcerias com produtores locais podem gerar resultados significativos para empresas e comunidades. “Quando as empresas escolhem produtos da agricultura familiar, elas não apenas aumentam a renda dos agricultores, mas também fortalecem suas estratégias de ESG e atendem à crescente demanda por produtos sustentáveis”, explicou Grazielle Cardoso, gerente do Programa Raízes da Caatinga, da IDH.

Foto: Tatiana Valença_Raízes da Caatinga-IDH

O conceito de “renda digna” – que busca assegurar uma remuneração justa aos agricultores – esteve no centro das discussões. Nesse painel foi abordada a conexão entre produtores e empresas, destacando a importância de programas que agreguem valor aos produtos.

“Atuamos ajudando em algumas instituições, mas sem conhecimento específico sobre o que acontece. Daqui eu levo boas conexões, melhor entendimento do projeto Raízes da Caatinga, entendendo que estamos no caminho certo e que precisamos contribuir ainda mais”, adicionou Gysleandro do Nascimento Amaral, do Grupo Pajeú, de Pernambuco.

Marcela Bacchin, consultora do Mercado Livre, adicionou como ponto crucial pensar no consumidor final. “Para acessar um mercado grande e pujante é preciso entender a capacidade produtiva, mas também pensar nas estratégias ideais de qual mercado acessar em virtude das preferências dos consumidores”.

Marcela Bacchin (ao centro), durante evento. Foto: Tatiana Valença_Raízes da Caatinga-IDH

A voz de quem produz também teve destaque. “As empresas se envolvendo nessa compra da agricultura familiar nos fortalece, dá mais coragem, faz com que a gente acredite mais e com isso a gente cresce junto”, adicionou Evanildo Oliveira Araújo, produtor da Paraíba.

“A gente conseguiu ver aqui as demandas dos agricultores das cooperativas, associações, assim como vimos a demanda do comércio. Com isso vimos o caminho mais viável tanto para o agricultor como para o mercado”, refletiu Nadjanécia dos Santos Guerra, produtora de Pernambuco.

O evento fez um chamado à ação: construir um fundo social e econômico para transformar a Caatinga em um modelo de desenvolvimento sustentável. A proposta é criar um grupo de trabalho para construir um plano que viabilize a superação dos desafios para o acesso aos mercados.

Foto: Tatiana Valença_Raízes da Caatinga-IDH

“Juntar esses atores em uma reunião onde se discute os problemas históricos e desafios é fundamental pra gente encontrar caminhos. Agora precisamos dar mais um passo”, acrescentou Fábio Santiago, da Diaconia.

A Caatinga, muitas vezes associada a desafios climáticos, foi reafirmada como um símbolo de resiliência e oportunidade. “Foi uma oportunidade de escutar de vários atores e entender o que de fato é possível fazermos juntos para as pessoas diversificarem produção a renda e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, enfatizou Mariana Oliveira, do WRI Brasil.

O evento faz parte das atividades do Programa Raízes da Caatinga, criado em 2021 pela IDH em parceria com a Fundação Laudes para promover o desenvolvimento social e econômico sustentável, a restauração e conservação do bioma.

Foto: Tatiana Valença_Raízes da Caatinga-IDH

IDH

- 23 de dezembro de 2024

ToR-Implementation of the Producers Support Center in Balsas region – MA/Brazil

Since 2015, IDH has been working in Brazil on an innovative approach to promoting long-term sustainable land use. We connect

IDH

- 17 de dezembro de 2024

ToR – Sustainable Production of Calves Program – Impact Assess

Since 2015, IDH has been working in Brazil on an innovative approach to promoting long-term sustainable land use. We connect

IDH

- 10 de dezembro de 2024

IDH Brasil tem nova diretora executiva

Estamos entusiasmados em compartilhar que Manuela Maluf Santos é a nova diretora executiva da IDH Brasil. Ela se juntou ao

IDH, Pará

- 28 de novembro de 2024

ToR – Roadmap to COP 30 & Livestock Strategy in Pará

IDH and The Embassy of the Kingdom of the Netherlands (The Embassy) in Brazil have identified an opportunity of strengthening

IDH

- 21 de novembro de 2024

ToR – Credit analysis platform for the ABC Facility

IDH aims to select a service provider of a digital platform for the credit analysis of farmers who are part

Raízes da Caatinga

- 29 de outubro de 2024

IDH e Governo do Rio Grande do Norte firmam parceria para criar plano estadual de crescimento verde

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e a diretora executiva interina da IDH Brasil, Manuela Maluf Santos,

Buscar por:

Pesquisar
Close this search box.

Desenvolvimento da agricultura familiar na região de Balsas-MA

O projeto tem como objetivo melhorar a produção de culturas da agricultura familiar nas comunidades que fazem parte do Pacto PCI na região de Balsas, no sul do Maranhão, promovendo a diversificação de culturas por meio da transferência de conhecimento.

Transformando pequenos agricultores em empreendedores rurais

O projeto tem como objetivo implementar um modelo de assistência técnica e assessoria para melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos oferecidos pela agricultura familiar, proporcionando-lhes acesso ao mercado e fortalecendo as cadeias alimentares tradicionais locais como forma de evitar a conversão de suas terras e vegetação nativa em monocultura.

Pacto Sertão do Apodi

O Pacto Sertão do Apodi foi formalizado em dezembro de 2023 com a assinatura representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região do Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte.

Pacto Cariri Sustentável

O Pacto Cariri Sustentável foi formalizado em dezembro de 2023, com a participação de representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região região do Cariri, no estado da Paraíba.

Pacto Pajeú Sustentável

O Pacto Pajeú Sustentável foi formalizado em dezembro de 2023, com a participação de representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região do Sertão do Pajeú, em Pernambuco.

Pacto PCI da Região de Balsas

O Pacto PCI da Região de Balsas foi formalizado em novembro de 2020, inclui 12 municípios e possui, atualmente, 39 signatários representantes dos setores público e privado, além de organizações da sociedade civil.

Pacto PCI de Barra do Garças

O Pacto PCI de Barra do Garças foi formalizado em junho de 2019 e possui, atualmente, 43 signatários. Em dezembro de 2019 foi constituído como Programa Municipal.

Pacto PCI de Sorriso

O Pacto PCI de Sorriso foi formalizado em abril de 2019 e possui, atualmente, 18 signatários dos setores público, privado e sociedade civil. Através do Pacto, em 2021 foi criado o Programa de Microcrédito Rural Familiar – Fundo de Aval – que destina recursos para agricultores familiares

Pacto PCI Vale do Juruena

O Pacto PCI do Vale do Juruena foi formalizado em maio de 2018 e possui, atualmente, 22 signatários representantes de produtores rurais, empresas, governos municipais e organizações da sociedade civil. O Pacto é um compromisso territorial envolvendo os municípios de Cortiguaçu e Juruena. O município de Juína, na mesma região, deve ser incluído da iniciativa em 2024

CAP Pajeú

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Afogados da Ingazeira-PE, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Rua Senador Paulo Guerra, 170, Centro – Afogados da Ingazeira-Pernambuco.
Atendimento: das 8h às 12h.

CAP Cariri

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Monteiro-PB, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Travessa Querubina Teixeira de Oliveira, n°55, Térreo, Centro – sede do
Sindicato dos trabalhadores na agricultura familiar – Monteiro-Paraíba.
Atendimento: 8h às 13h

CAP Apodi

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Apodi-RN, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Rua Nonato Mota, nº 106 – Apodi-Rio Grande do Norte.
Atendimento: 8h às 12h

CAP Região de Balsas

Em maio de 2023, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Balsas-MA, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Avenida Governador Luiz Rocha, s/nº Escritório da Agerp – Balsas-Maranhão.
Atendimento: 7h às 13h

CAP Barra do Garças

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Barra do garças-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Tv. Voluntários da Pátria, nº 2-144, Centro – Sec. de Desenvolvimento Rural.
Atendimento: 8h às 12h

CAP Sorriso

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Sorriso-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Rua Cândido Rondon, 2311, Bela Vista – SEMASA – Sorriso-Mato Grosso.
Atendimento: 7h às 13h

CAP Cotriguaçu

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Cotriguaçu-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Av. Henrique Xavier Rodovalho, Centro – Anexo a EMPAER – Cotriguaçu-Mato Grosso.
Atendimento: 7h30 às 13h

Cultivando Vida Sustentável

O programa Cultivando Vida Sustentável é cofinanciado e implementado em parceria com o CAT – Clube Amigos da Terra de Sorriso – desde 2019, no município de Sorriso, Mato Grosso. As atividades visam fortalecer a produção de soja certificada, a restauração de áreas de floresta e o desenvolvimento da agricultura familiar

Programa Nosso Leite

O Programa teve início em 2021 e é desenvolvido pelo SEBRAE-MT contando com cofinanciamento e a parceria do laticínio Casterleite e do Sicredi na região do Vale do Juruena, Amazônia mato-grossense. O objetivo é promover a melhoria da pecuária leiteira.

Raízes da Caatinga

O Programa Raízes da Caatinga foi criado em 2021 pela IDH em parceria com a Fundação Laudes. É uma iniciativa que reúne entidades e pessoas dos setores público, privado e da sociedade civil, estruturada em compromissos territoriais para promover o desenvolvimento sustentável, a restauração e conservação do bioma. O Programa está presente no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, no Sertão do Cariri, na Paraíba, e no Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte.

 

CAP Juruena

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Juruena-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Av. 04 de julho, Vila Nova – Anexo à Sec. De Agricultura – Juruena-Mato Grosso.
Atendimento: 7h às 11h e das 13h às 17h

Produção Sustentável de Bezerros

O Programa teve início em 2019 e tem como visão mudar a dinâmica de produção e comercialização da cadeia pecuária, melhorando os resultados do segmento de cria nos aspectos econômicos, ambientais e sociais. Está presente no Mato Grosso e no Pará, contando com parceiros estratégicos, como Carrefour, Mars, Marfrig, Faepa  e Acrimat.

Em Mato Grosso, os parceiros implementadores são a Natcap e o Instituto BioSistêmico (IBS). No Pará, contamos com a Natcap e o Senar.