Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sertão do Apodi

Visão geral

O município de Apodi, situado no estado do Rio Grande do Norte, está localizado em uma região onde a caatinga e o clima semiárido moldam a paisagem. Integrante da microrregião da Chapada do Apodi, a cidade é composta pela sede e por três distritos: Córrego, Melancias e Soledade, sendo os dois últimos estabelecidos em 1997. Suas cadeias produtivas incluem a fruticultura, a produção de algodão, a apicultura e a ovinocaprinocultura. Em Apodi, encontra-se o sítio Lajedo de Soledade, um dos mais importantes do Brasil, com a maior exposição de rocha calcária da Bacia Potiguar, remontando ao tempo em que um mar raso cobria a região.

Histórico

O Pacto PPI de Apodi é uma iniciativa interinstitucional formalizada em dezembro de 2023, com a participação de dez signatários. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região do Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte. Ele se baseia em três pilares principais: Produzir, Proteger e Incluir, focando na valorização das cadeias produtivas locais, na conservação ambiental e na inclusão social, especialmente de pequenos produtores familiares. Através da colaboração entre entidades públicas, privadas e da sociedade civil, o pacto busca fomentar o desenvolvimento rural nas cadeias do algodão, da ovinocaprinocultura, de hortaliças e da apicultura, fortalecer a economia local e promover a resiliência climática da região.

O pacto faz parte do Programa de Produção Regenerativa Colaborativa de Paisagens (Regenerative Production Landscape Collaborative – RPLC), inicialmente financiado pela Fundação Laudes e liderado pela IDH, em parceria com a Diaconia e o WRI Brasil.

A primeira entrega do pacto foi o Centro de Apoio ao Produtor (CAP), em maio de 2024. Destinado ao atendimento do produtor rural, no CAP os produtores podem tirar dúvidas com técnicos locais sobre regularização ambiental e fundiária, georreferenciamento, licenças ambientais, APF (Autorização Provisória de Funcionamento), além de realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Metas

Produzir

  • Promover a cadeia do arroz vermelho na região por meio de ATER com 50 novos produtores acessando mercado até 2027
  • Incentivar a produção de algodão agroecológico atingindo 500 produtores no território até 2027
  • Promover a cadeia da fruticultura para no mínimo 100 agricultores familiares através da ATER acessando mercado e ainda obter a adesão de duas grandes empresas exportadoras no pacto com práticas sustentáveis até 2027
  • Incentivar a cadeia do mel no território, promovendo o aumento da produção local junto a 500 produtores até 2027
  • Promover a cadeia da horticultura na região por meio da ATER com 300 novos produtores acessando o mercado até 2027
  • Incentivar a cadeia de caprino/ovinocultura no território, promovendo o aumento da produção local junto a 500 produtores até 2027

Conservar

  • Criar 01 política de produção agroecológica e incentivo a produção livre de transgênicos no território
  • Recuperar 30% de áreas de APP degradadas no território o a partir da introdução de espécies adubadeiras em pequenas propriedades
  • 100% das propriedades do território registradas no CAR
  • Criar uma política de gestão de água no território
  • Estruturação de um plano estratégico de restauração dos passivos do território até 2025
  • Criar um canal de comunicação para o compartilhamento de informações sobre o tema PPI

Incluir

  • Criar 01 programa de fomento a inclusão da mulher nas atividades rurais
  • Criar 01 programa de fomento a permanência de jovens no campo
  • 3 novos pontos de comercialização para produtos da agricultura familiar implementados
  • Aumento de 15% dos estabelecimentos com certificação para venda de seus produtos – SIM, SIE, SIF, SISB e/ou Selo Art
  • Apoio e fortalecimento das 02 OPACs existentes no território e o surgimento de novas 02 até 2027
  • Prover assistência técnica no campo através do CAP e programas de campo — alcançando 10% dos estabelecimentos agropecuários — 1.166
  • Apoio ao acesso a crédito para 300 agricultores familiares (50% mulheres)
  • Estruturar e incorporar no planejamento municipal 01 plano regional de turismo rural no território até 2025

Signatários

IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável

Diaconia

Secretaria do Estado de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar

Prefeitura Municipal de Apodi

COOPAPI

Fórum da Agricultura Familiar de Apodi

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi

Fundação Amigos do Lajedo de Soledade

UNICAFES/RN

EMATER/RN

Fotos

Documentos

Parceiros

Programas Relacionados

Outras Atuações

Buscar por:

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Desenvolvimento da agricultura familiar na região de Balsas-MA

O projeto tem como objetivo melhorar a produção de culturas da agricultura familiar nas comunidades que fazem parte do Pacto PCI na região de Balsas, no sul do Maranhão, promovendo a diversificação de culturas por meio da transferência de conhecimento.

Transformando pequenos agricultores em empreendedores rurais

O projeto tem como objetivo implementar um modelo de assistência técnica e assessoria para melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos oferecidos pela agricultura familiar, proporcionando-lhes acesso ao mercado e fortalecendo as cadeias alimentares tradicionais locais como forma de evitar a conversão de suas terras e vegetação nativa em monocultura.

Pacto Sertão do Apodi

O Pacto Sertão do Apodi foi formalizado em dezembro de 2023 com a assinatura representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região do Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte.

Pacto Cariri Sustentável

O Pacto Cariri Sustentável foi formalizado em dezembro de 2023, com a participação de representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região região do Cariri, no estado da Paraíba.

Pacto Pajeú Sustentável

O Pacto Pajeú Sustentável foi formalizado em dezembro de 2023, com a participação de representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região do Sertão do Pajeú, em Pernambuco.

Pacto PCI da Região de Balsas

O Pacto PCI da Região de Balsas foi formalizado em novembro de 2020, inclui 12 municípios e possui, atualmente, 39 signatários representantes dos setores público e privado, além de organizações da sociedade civil.

Pacto PCI de Barra do Garças

O Pacto PCI de Barra do Garças foi formalizado em junho de 2019 e possui, atualmente, 43 signatários. Em dezembro de 2019 foi constituído como Programa Municipal.

Pacto PCI de Sorriso

O Pacto PCI de Sorriso foi formalizado em abril de 2019 e possui, atualmente, 18 signatários dos setores público, privado e sociedade civil. Através do Pacto, em 2021 foi criado o Programa de Microcrédito Rural Familiar – Fundo de Aval – que destina recursos para agricultores familiares

Pacto PCI Vale do Juruena

O Pacto PCI do Vale do Juruena foi formalizado em maio de 2018 e possui, atualmente, 22 signatários representantes de produtores rurais, empresas, governos municipais e organizações da sociedade civil. O Pacto é um compromisso territorial envolvendo os municípios de Cortiguaçu e Juruena. O município de Juína, na mesma região, deve ser incluído da iniciativa em 2024

CAP Pajeú

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Afogados da Ingazeira-PE, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Rua Senador Paulo Guerra, 170, Centro – Afogados da Ingazeira-Pernambuco.
Atendimento: das 8h às 12h.

CAP Cariri

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Monteiro-PB, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Travessa Querubina Teixeira de Oliveira, n°55, Térreo, Centro – sede do
Sindicato dos trabalhadores na agricultura familiar – Monteiro-Paraíba.
Atendimento: 8h às 13h

CAP Apodi

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Apodi-RN, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Rua Nonato Mota, nº 106 – Apodi-Rio Grande do Norte.
Atendimento: 8h às 12h

CAP Região de Balsas

Em maio de 2023, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Balsas-MA, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Avenida Governador Luiz Rocha, s/nº Escritório da Agerp – Balsas-Maranhão.
Atendimento: 7h às 13h

CAP Barra do Garças

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Barra do garças-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Tv. Voluntários da Pátria, nº 2-144, Centro – Sec. de Desenvolvimento Rural.
Atendimento: 8h às 12h

CAP Sorriso

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Sorriso-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Rua Cândido Rondon, 2311, Bela Vista – SEMASA – Sorriso-Mato Grosso.
Atendimento: 7h às 13h

CAP Cotriguaçu

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Cotriguaçu-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Av. Henrique Xavier Rodovalho, Centro – Anexo a EMPAER – Cotriguaçu-Mato Grosso.
Atendimento: 7h30 às 13h

Cultivando Vida Sustentável

O programa Cultivando Vida Sustentável é cofinanciado e implementado em parceria com o CAT – Clube Amigos da Terra de Sorriso – desde 2019, no município de Sorriso, Mato Grosso. As atividades visam fortalecer a produção de soja certificada, a restauração de áreas de floresta e o desenvolvimento da agricultura familiar

Programa Nosso Leite

O Programa teve início em 2021 e é desenvolvido pelo SEBRAE-MT contando com cofinanciamento e a parceria do laticínio Casterleite e do Sicredi na região do Vale do Juruena, Amazônia mato-grossense. O objetivo é promover a melhoria da pecuária leiteira.

Raízes da Caatinga

O Programa Raízes da Caatinga foi criado em 2021 pela IDH em parceria com a Fundação Laudes. É uma iniciativa que reúne entidades e pessoas dos setores público, privado e da sociedade civil, estruturada em compromissos territoriais para promover o desenvolvimento sustentável, a restauração e conservação do bioma. O Programa está presente no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, no Sertão do Cariri, na Paraíba, e no Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte.

 

CAP Juruena

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Juruena-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Av. 04 de julho, Vila Nova – Anexo à Sec. De Agricultura – Juruena-Mato Grosso.
Atendimento: 7h às 11h e das 13h às 17h

Produção Sustentável de Bezerros

O Programa teve início em 2019 e tem como visão mudar a dinâmica de produção e comercialização da cadeia pecuária, melhorando os resultados do segmento de cria nos aspectos econômicos, ambientais e sociais. Está presente no Mato Grosso e no Pará, contando com parceiros estratégicos, como Carrefour, Mars, Marfrig, Faepa  e Acrimat.

Em Mato Grosso, os parceiros implementadores são a Natcap e o Instituto BioSistêmico (IBS). No Pará, contamos com a Natcap e o Senar.