Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Pará e Países Baixos lançam cooperação internacional para cadeias sustentáveis rumo à COP30

A Embaixada do Reino dos Países Baixos e a IDH promoveram nesta terça-feira (23) o webinar “Pará e Países Baixos rumo à COP30: colaborando para cadeias de valor sustentáveis”, evento que marcou o lançamento de uma nova agenda de cooperação internacional entre o estado do Pará e os Países Baixos.

A iniciativa busca fortalecer a transição climática justa, fomentar a bioeconomia amazônica e estimular o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis na região, em preparação para a COP30, que será realizada em Belém em 2025.

Foto ilustrativa. Marcus Mesquita-IDH

O evento reuniu autoridades diplomáticas, representantes do governo do Pará, especialistas em desenvolvimento sustentável e organizações da sociedade civil. Com transmissão online e tradução simultânea (português/inglês), a programação foi organizada em cinco blocos, que abordaram os principais desafios e oportunidades para a cooperação internacional em soluções sustentáveis na Amazônia.

Durante o encontro, foi apresentado o estudo inédito “Colaboração para cadeias de valor sustentáveis: desafios e oportunidades para a cooperação internacional entre o Pará e os Países Baixos”, elaborado pela consultoria paraense Nós Soluções Sustentáveis, sob coordenação da IDH. O documento propõe caminhos para o desenvolvimento sustentável com geração de renda e valorização de ativos socioprodutivos da Amazônia.

Outro destaque do evento foi o lançamento da chamada pública Projeto Farol – Conectando os Países Baixos & Pará, promovida pela Embaixada do Reino dos Países Baixos. A iniciativa apoiará até dois projetos com R$ 30 mil cada, voltados ao desenvolvimento de soluções sustentáveis no estado do Pará.

Podem participar organizações do setor privado, sociedade civil ou meio acadêmico, sediadas no Brasil ou nos Países Baixos. Os projetos devem ser executados no Pará, mesmo que gerenciados de outras regiões. As inscrições estão abertas até o dia 23 de maio, por meio de formulário online, disponível aqui.

As propostas serão avaliadas por um comitê de especialistas com base em critérios como: grau de inovação, aderência às competências compartilhadas Pará–Países Baixos em soluções climáticas, escalabilidade e potencial de fortalecimento da cooperação bilateral. As duas ideias com melhor avaliação serão convidadas para uma sessão de apresentação online e receberão os recursos para iniciar ou ampliar suas ações.

Durante o webinar também foram apresentadas experiências transformadoras com a participação de Nathalie Gonçalves Aurélio e Paul van de Logt e Emiel Mulder, da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil; Aline Silva, da IDH Brasil; Paulo Monteiro, da Assobio/Manioca; Mariana Pereira, da Solidaridad; e Marco van der Ree, da Black Jaguar Foundation.

Texto: com informações de Deco Bancillon – Embaixada do Reino dos Países Baixos

Raízes da Caatinga

- 24 de março de 2025

Investimento em soluções locais: os caminhos para ampliar as cadeias produtivas na Caatinga

O Programa Raízes da Caatinga, uma iniciativa da IDH em parceria com a Fundação Laudes, vem mostrando que o semiárido

IDH

- 10 de março de 2025

Termo de Referência: Agência de Comunicação Digital e Assessoria de Imprensa

Desde 2015, a IDH trabalha no Brasil com uma abordagem inovadora para promover o uso sustentável da terra no longo

Raízes da Caatinga

- 16 de dezembro de 2024

Evento debate oportunidades e desafios para investimento na agricultura familiar da Caatinga

Representantes de empresas, investidores de impacto, organizações sociais e agricultores familiares participarem do evento “Oportunidades na Caatinga: investimento, conexão com

IDH

- 10 de dezembro de 2024

IDH Brasil tem nova diretora executiva

Estamos entusiasmados em compartilhar que Manuela Maluf Santos é a nova diretora executiva da IDH Brasil. Ela se juntou ao

Raízes da Caatinga

- 29 de outubro de 2024

IDH e Governo do Rio Grande do Norte firmam parceria para criar plano estadual de crescimento verde

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e a diretora executiva interina da IDH Brasil, Manuela Maluf Santos,

Programa Bezerros

- 10 de setembro de 2024

Mars e IDH fazem parceria para apoiar pequenos criadores de gado no Brasil

A Mars uniu forças com a IDH e outros parceiros do setor privado para expandir um programa destinado a apoiar

Buscar por:

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Desenvolvimento da agricultura familiar na região de Balsas-MA

O projeto tem como objetivo melhorar a produção de culturas da agricultura familiar nas comunidades que fazem parte do Pacto PCI na região de Balsas, no sul do Maranhão, promovendo a diversificação de culturas por meio da transferência de conhecimento.

Transformando pequenos agricultores em empreendedores rurais

O projeto tem como objetivo implementar um modelo de assistência técnica e assessoria para melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos oferecidos pela agricultura familiar, proporcionando-lhes acesso ao mercado e fortalecendo as cadeias alimentares tradicionais locais como forma de evitar a conversão de suas terras e vegetação nativa em monocultura.

Pacto Sertão do Apodi

O Pacto Sertão do Apodi foi formalizado em dezembro de 2023 com a assinatura representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região do Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte.

Pacto Cariri Sustentável

O Pacto Cariri Sustentável foi formalizado em dezembro de 2023, com a participação de representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região região do Cariri, no estado da Paraíba.

Pacto Pajeú Sustentável

O Pacto Pajeú Sustentável foi formalizado em dezembro de 2023, com a participação de representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região do Sertão do Pajeú, em Pernambuco.

Pacto PCI da Região de Balsas

O Pacto PCI da Região de Balsas foi formalizado em novembro de 2020, inclui 12 municípios e possui, atualmente, 39 signatários representantes dos setores público e privado, além de organizações da sociedade civil.

Pacto PCI de Barra do Garças

O Pacto PCI de Barra do Garças foi formalizado em junho de 2019 e possui, atualmente, 43 signatários. Em dezembro de 2019 foi constituído como Programa Municipal.

Pacto PCI de Sorriso

O Pacto PCI de Sorriso foi formalizado em abril de 2019 e possui, atualmente, 18 signatários dos setores público, privado e sociedade civil. Através do Pacto, em 2021 foi criado o Programa de Microcrédito Rural Familiar – Fundo de Aval – que destina recursos para agricultores familiares

Pacto PCI Vale do Juruena

O Pacto PCI do Vale do Juruena foi formalizado em maio de 2018 e possui, atualmente, 22 signatários representantes de produtores rurais, empresas, governos municipais e organizações da sociedade civil. O Pacto é um compromisso territorial envolvendo os municípios de Cortiguaçu e Juruena. O município de Juína, na mesma região, deve ser incluído da iniciativa em 2024

CAP Pajeú

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Afogados da Ingazeira-PE, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Rua Senador Paulo Guerra, 170, Centro – Afogados da Ingazeira-Pernambuco.
Atendimento: das 8h às 12h.

CAP Cariri

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Monteiro-PB, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Travessa Querubina Teixeira de Oliveira, n°55, Térreo, Centro – sede do
Sindicato dos trabalhadores na agricultura familiar – Monteiro-Paraíba.
Atendimento: 8h às 13h

CAP Apodi

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Apodi-RN, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Rua Nonato Mota, nº 106 – Apodi-Rio Grande do Norte.
Atendimento: 8h às 12h

CAP Região de Balsas

Em maio de 2023, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Balsas-MA, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Avenida Governador Luiz Rocha, s/nº Escritório da Agerp – Balsas-Maranhão.
Atendimento: 7h às 13h

CAP Barra do Garças

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Barra do garças-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Tv. Voluntários da Pátria, nº 2-144, Centro – Sec. de Desenvolvimento Rural.
Atendimento: 8h às 12h

CAP Sorriso

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Sorriso-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Rua Cândido Rondon, 2311, Bela Vista – SEMASA – Sorriso-Mato Grosso.
Atendimento: 7h às 13h

CAP Cotriguaçu

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Cotriguaçu-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Av. Henrique Xavier Rodovalho, Centro – Anexo a EMPAER – Cotriguaçu-Mato Grosso.
Atendimento: 7h30 às 13h

Cultivando Vida Sustentável

O programa Cultivando Vida Sustentável é cofinanciado e implementado em parceria com o CAT – Clube Amigos da Terra de Sorriso – desde 2019, no município de Sorriso, Mato Grosso. As atividades visam fortalecer a produção de soja certificada, a restauração de áreas de floresta e o desenvolvimento da agricultura familiar

Programa Nosso Leite

O Programa teve início em 2021 e é desenvolvido pelo SEBRAE-MT contando com cofinanciamento e a parceria do laticínio Casterleite e do Sicredi na região do Vale do Juruena, Amazônia mato-grossense. O objetivo é promover a melhoria da pecuária leiteira.

Raízes da Caatinga

O Programa Raízes da Caatinga foi criado em 2021 pela IDH em parceria com a Fundação Laudes. É uma iniciativa que reúne entidades e pessoas dos setores público, privado e da sociedade civil, estruturada em compromissos territoriais para promover o desenvolvimento sustentável, a restauração e conservação do bioma. O Programa está presente no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, no Sertão do Cariri, na Paraíba, e no Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte.

 

CAP Juruena

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Juruena-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Av. 04 de julho, Vila Nova – Anexo à Sec. De Agricultura – Juruena-Mato Grosso.
Atendimento: 7h às 11h e das 13h às 17h

Produção Sustentável de Bezerros

O Programa teve início em 2019 e tem como visão mudar a dinâmica de produção e comercialização da cadeia pecuária, melhorando os resultados do segmento de cria nos aspectos econômicos, ambientais e sociais. Está presente no Mato Grosso e no Pará, contando com parceiros estratégicos, como Carrefour, Mars, Marfrig, Faepa  e Acrimat.

Em Mato Grosso, os parceiros implementadores são a Natcap e o Instituto BioSistêmico (IBS). No Pará, contamos com a Natcap e o Senar.