A Embaixada do Reino dos Países Baixos e a IDH promoveram nesta terça-feira (23) o webinar “Pará e Países Baixos rumo à COP30: colaborando para cadeias de valor sustentáveis”, evento que marcou o lançamento de uma nova agenda de cooperação internacional entre o estado do Pará e os Países Baixos.
A iniciativa busca fortalecer a transição climática justa, fomentar a bioeconomia amazônica e estimular o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis na região, em preparação para a COP30, que será realizada em Belém em 2025.

O evento reuniu autoridades diplomáticas, representantes do governo do Pará, especialistas em desenvolvimento sustentável e organizações da sociedade civil. Com transmissão online e tradução simultânea (português/inglês), a programação foi organizada em cinco blocos, que abordaram os principais desafios e oportunidades para a cooperação internacional em soluções sustentáveis na Amazônia.
Durante o encontro, foi apresentado o estudo inédito “Colaboração para cadeias de valor sustentáveis: desafios e oportunidades para a cooperação internacional entre o Pará e os Países Baixos”, elaborado pela consultoria paraense Nós Soluções Sustentáveis, sob coordenação da IDH. O documento propõe caminhos para o desenvolvimento sustentável com geração de renda e valorização de ativos socioprodutivos da Amazônia.
Outro destaque do evento foi o lançamento da chamada pública Projeto Farol – Conectando os Países Baixos & Pará, promovida pela Embaixada do Reino dos Países Baixos. A iniciativa apoiará até dois projetos com R$ 30 mil cada, voltados ao desenvolvimento de soluções sustentáveis no estado do Pará.
Podem participar organizações do setor privado, sociedade civil ou meio acadêmico, sediadas no Brasil ou nos Países Baixos. Os projetos devem ser executados no Pará, mesmo que gerenciados de outras regiões. As inscrições estão abertas até o dia 23 de maio, por meio de formulário online, disponível aqui.
As propostas serão avaliadas por um comitê de especialistas com base em critérios como: grau de inovação, aderência às competências compartilhadas Pará–Países Baixos em soluções climáticas, escalabilidade e potencial de fortalecimento da cooperação bilateral. As duas ideias com melhor avaliação serão convidadas para uma sessão de apresentação online e receberão os recursos para iniciar ou ampliar suas ações.
Durante o webinar também foram apresentadas experiências transformadoras com a participação de Nathalie Gonçalves Aurélio e Paul van de Logt e Emiel Mulder, da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil; Aline Silva, da IDH Brasil; Paulo Monteiro, da Assobio/Manioca; Mariana Pereira, da Solidaridad; e Marco van der Ree, da Black Jaguar Foundation.
Texto: com informações de Deco Bancillon – Embaixada do Reino dos Países Baixos