Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

IDH e Governo do Rio Grande do Norte firmam parceria para criar plano estadual de crescimento verde

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e a diretora executiva interina da IDH Brasil, Manuela Maluf Santos, assinaram nesta terça-feira (29), em Natal-RN, um acordo de cooperação para implementar um plano estadual que promova a eficiência produtiva, a proteção e restauração ambiental e a inclusão socioeconômica.

Através da parceria, o Estado poderá integrar políticas públicas ambientais, sociais e econômicas para viabilizar a construção do plano baseado na estratégia Produzir, Proteger e Incluir (PPI), idealizada pela IDH. A cooperação prevê ainda a elaboração de um plano para a ampliação do programa de produção de algodão agroecológico.

Foto: Carmem Felix – Assecom/RN

A governadora destacou as perspectivas positivas do acordo em consonância com outras agendas do estado. “Tenho a esperança de que, com a criação do Fundo de Financiamento da Caatinga, a conclusão da transposição do Rio São Francisco e a realização de parcerias como esta, que une a agricultura familiar ao agronegócio, possamos trilhar um caminho seguro para o nosso desenvolvimento social e econômico. Esse é o rumo certo para uma gestão que tem compromisso com políticas públicas do Rio Grande do Norte”, ressaltou Fátima Bezerra.

A estratégia PPI já existe no Sertão do Apodi, no estado do rio Grande do Norte, desde dezembro de 2023, envolvendo os setores público, privado e da sociedade civil em torno de compromissos de longo prazo, que permite aos envolvidos estabelecerem agendas prioritárias para o desenvolvimento territorial sustentável. Com a nova cooperação entre governo do estado e IDH, a iniciativa poderá ser expandida em nível estadual.

A IDH é uma fundação global com vasta experiência na implementação de estratégias de desenvolvimento territorial, através da formação de coalizões com parceiros que almejam alcançar resultados com impactos positivos para a sociedade em geral.

Foto: Carmem Felix – Assecom/RN

“Desde 2015, apoiamos o estado do Mato Grosso nessa trajetória, reconhecida mundialmente como um dos maiores esforços para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Em 2020, levamos essa oportunidade para o estado do Maranhão. E, agora, estamos muito entusiasmados com a oportunidade de estabelecermos essa colaboração também com o estado do Rio Grande do Norte”, ressalta Manuela.

A duração da cooperação entre o governo e a IDH deve se estender, inicialmente, por três anos, podendo ser ampliado para possibilitar o alcance de mais resultados.

Através do Programa Raízes da Caatinga, a IDH implementa diversas ações que apoiam a transição para um modelo de desenvolvimento econômico mais sustentável e inclusivo.

Foto: Carmem Felix – Assecom/RN

Participaram do evento de assinatura do acordo, o secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Alexandre Lima; o secretário de Recursos Hidricos, Paulo Varella; o secretário-adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia; o secretário da Agricultura e Pesca, Guilherme Saldanha; o secretário-adjunto da Sedraf, Cicéro Araujo; o diretor da Emater, César Oliveira; o diretor da Emparn, Rodrigo Maranhão, o diretor-adjunto do Idema, Josielson Oliveir; e o superintendente do Ministério da Agricultura no RN, Manoel de Freitas Neto.

Raízes da Caatinga

- 24 de março de 2025

Investimento em soluções locais: os caminhos para ampliar as cadeias produtivas na Caatinga

O Programa Raízes da Caatinga, uma iniciativa da IDH em parceria com a Fundação Laudes, vem mostrando que o semiárido

IDH

- 10 de março de 2025

Termo de Referência: Agência de Comunicação Digital e Assessoria de Imprensa

Desde 2015, a IDH trabalha no Brasil com uma abordagem inovadora para promover o uso sustentável da terra no longo

Raízes da Caatinga

- 16 de dezembro de 2024

Evento debate oportunidades e desafios para investimento na agricultura familiar da Caatinga

Representantes de empresas, investidores de impacto, organizações sociais e agricultores familiares participarem do evento “Oportunidades na Caatinga: investimento, conexão com

IDH

- 10 de dezembro de 2024

IDH Brasil tem nova diretora executiva

Estamos entusiasmados em compartilhar que Manuela Maluf Santos é a nova diretora executiva da IDH Brasil. Ela se juntou ao

Programa Bezerros

- 10 de setembro de 2024

Mars e IDH fazem parceria para apoiar pequenos criadores de gado no Brasil

A Mars uniu forças com a IDH e outros parceiros do setor privado para expandir um programa destinado a apoiar

Raízes da Caatinga

- 7 de setembro de 2024

Estudo comprova potencial e viabilidade econômica de restauração da Caatinga

Um relatório sobre oportunidades para restauração da Caatinga no Cariri Ocidental, no estado da Paraíba, no Sertão do Pajeú, em

Buscar por:

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Desenvolvimento da agricultura familiar na região de Balsas-MA

O projeto tem como objetivo melhorar a produção de culturas da agricultura familiar nas comunidades que fazem parte do Pacto PCI na região de Balsas, no sul do Maranhão, promovendo a diversificação de culturas por meio da transferência de conhecimento.

Transformando pequenos agricultores em empreendedores rurais

O projeto tem como objetivo implementar um modelo de assistência técnica e assessoria para melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos oferecidos pela agricultura familiar, proporcionando-lhes acesso ao mercado e fortalecendo as cadeias alimentares tradicionais locais como forma de evitar a conversão de suas terras e vegetação nativa em monocultura.

Pacto Sertão do Apodi

O Pacto Sertão do Apodi foi formalizado em dezembro de 2023 com a assinatura representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região do Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte.

Pacto Cariri Sustentável

O Pacto Cariri Sustentável foi formalizado em dezembro de 2023, com a participação de representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região região do Cariri, no estado da Paraíba.

Pacto Pajeú Sustentável

O Pacto Pajeú Sustentável foi formalizado em dezembro de 2023, com a participação de representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região do Sertão do Pajeú, em Pernambuco.

Pacto PCI da Região de Balsas

O Pacto PCI da Região de Balsas foi formalizado em novembro de 2020, inclui 12 municípios e possui, atualmente, 39 signatários representantes dos setores público e privado, além de organizações da sociedade civil.

Pacto PCI de Barra do Garças

O Pacto PCI de Barra do Garças foi formalizado em junho de 2019 e possui, atualmente, 43 signatários. Em dezembro de 2019 foi constituído como Programa Municipal.

Pacto PCI de Sorriso

O Pacto PCI de Sorriso foi formalizado em abril de 2019 e possui, atualmente, 18 signatários dos setores público, privado e sociedade civil. Através do Pacto, em 2021 foi criado o Programa de Microcrédito Rural Familiar – Fundo de Aval – que destina recursos para agricultores familiares

Pacto PCI Vale do Juruena

O Pacto PCI do Vale do Juruena foi formalizado em maio de 2018 e possui, atualmente, 22 signatários representantes de produtores rurais, empresas, governos municipais e organizações da sociedade civil. O Pacto é um compromisso territorial envolvendo os municípios de Cortiguaçu e Juruena. O município de Juína, na mesma região, deve ser incluído da iniciativa em 2024

CAP Pajeú

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Afogados da Ingazeira-PE, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Rua Senador Paulo Guerra, 170, Centro – Afogados da Ingazeira-Pernambuco.
Atendimento: das 8h às 12h.

CAP Cariri

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Monteiro-PB, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Travessa Querubina Teixeira de Oliveira, n°55, Térreo, Centro – sede do
Sindicato dos trabalhadores na agricultura familiar – Monteiro-Paraíba.
Atendimento: 8h às 13h

CAP Apodi

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Apodi-RN, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Rua Nonato Mota, nº 106 – Apodi-Rio Grande do Norte.
Atendimento: 8h às 12h

CAP Região de Balsas

Em maio de 2023, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Balsas-MA, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Avenida Governador Luiz Rocha, s/nº Escritório da Agerp – Balsas-Maranhão.
Atendimento: 7h às 13h

CAP Barra do Garças

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Barra do garças-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Tv. Voluntários da Pátria, nº 2-144, Centro – Sec. de Desenvolvimento Rural.
Atendimento: 8h às 12h

CAP Sorriso

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Sorriso-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Rua Cândido Rondon, 2311, Bela Vista – SEMASA – Sorriso-Mato Grosso.
Atendimento: 7h às 13h

CAP Cotriguaçu

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Cotriguaçu-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Av. Henrique Xavier Rodovalho, Centro – Anexo a EMPAER – Cotriguaçu-Mato Grosso.
Atendimento: 7h30 às 13h

Cultivando Vida Sustentável

O programa Cultivando Vida Sustentável é cofinanciado e implementado em parceria com o CAT – Clube Amigos da Terra de Sorriso – desde 2019, no município de Sorriso, Mato Grosso. As atividades visam fortalecer a produção de soja certificada, a restauração de áreas de floresta e o desenvolvimento da agricultura familiar

Programa Nosso Leite

O Programa teve início em 2021 e é desenvolvido pelo SEBRAE-MT contando com cofinanciamento e a parceria do laticínio Casterleite e do Sicredi na região do Vale do Juruena, Amazônia mato-grossense. O objetivo é promover a melhoria da pecuária leiteira.

Raízes da Caatinga

O Programa Raízes da Caatinga foi criado em 2021 pela IDH em parceria com a Fundação Laudes. É uma iniciativa que reúne entidades e pessoas dos setores público, privado e da sociedade civil, estruturada em compromissos territoriais para promover o desenvolvimento sustentável, a restauração e conservação do bioma. O Programa está presente no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, no Sertão do Cariri, na Paraíba, e no Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte.

 

CAP Juruena

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Juruena-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e acesso a crédito.

Endereço: Av. 04 de julho, Vila Nova – Anexo à Sec. De Agricultura – Juruena-Mato Grosso.
Atendimento: 7h às 11h e das 13h às 17h

Produção Sustentável de Bezerros

O Programa teve início em 2019 e tem como visão mudar a dinâmica de produção e comercialização da cadeia pecuária, melhorando os resultados do segmento de cria nos aspectos econômicos, ambientais e sociais. Está presente no Mato Grosso e no Pará, contando com parceiros estratégicos, como Carrefour, Mars, Marfrig, Faepa  e Acrimat.

Em Mato Grosso, os parceiros implementadores são a Natcap e o Instituto BioSistêmico (IBS). No Pará, contamos com a Natcap e o Senar.