A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e a diretora executiva interina da IDH Brasil, Manuela Maluf Santos, assinaram nesta terça-feira (29), em Natal-RN, um acordo de cooperação para implementar um plano estadual que promova a eficiência produtiva, a proteção e restauração ambiental e a inclusão socioeconômica.
Através da parceria, o Estado poderá integrar políticas públicas ambientais, sociais e econômicas para viabilizar a construção do plano baseado na estratégia Produzir, Proteger e Incluir (PPI), idealizada pela IDH. A cooperação prevê ainda a elaboração de um plano para a ampliação do programa de produção de algodão agroecológico.

A governadora destacou as perspectivas positivas do acordo em consonância com outras agendas do estado. “Tenho a esperança de que, com a criação do Fundo de Financiamento da Caatinga, a conclusão da transposição do Rio São Francisco e a realização de parcerias como esta, que une a agricultura familiar ao agronegócio, possamos trilhar um caminho seguro para o nosso desenvolvimento social e econômico. Esse é o rumo certo para uma gestão que tem compromisso com políticas públicas do Rio Grande do Norte”, ressaltou Fátima Bezerra.
A estratégia PPI já existe no Sertão do Apodi, no estado do rio Grande do Norte, desde dezembro de 2023, envolvendo os setores público, privado e da sociedade civil em torno de compromissos de longo prazo, que permite aos envolvidos estabelecerem agendas prioritárias para o desenvolvimento territorial sustentável. Com a nova cooperação entre governo do estado e IDH, a iniciativa poderá ser expandida em nível estadual.
A IDH é uma fundação global com vasta experiência na implementação de estratégias de desenvolvimento territorial, através da formação de coalizões com parceiros que almejam alcançar resultados com impactos positivos para a sociedade em geral.

“Desde 2015, apoiamos o estado do Mato Grosso nessa trajetória, reconhecida mundialmente como um dos maiores esforços para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Em 2020, levamos essa oportunidade para o estado do Maranhão. E, agora, estamos muito entusiasmados com a oportunidade de estabelecermos essa colaboração também com o estado do Rio Grande do Norte”, ressalta Manuela.
A duração da cooperação entre o governo e a IDH deve se estender, inicialmente, por três anos, podendo ser ampliado para possibilitar o alcance de mais resultados.
Através do Programa Raízes da Caatinga, a IDH implementa diversas ações que apoiam a transição para um modelo de desenvolvimento econômico mais sustentável e inclusivo.

Participaram do evento de assinatura do acordo, o secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Alexandre Lima; o secretário de Recursos Hidricos, Paulo Varella; o secretário-adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia; o secretário da Agricultura e Pesca, Guilherme Saldanha; o secretário-adjunto da Sedraf, Cicéro Araujo; o diretor da Emater, César Oliveira; o diretor da Emparn, Rodrigo Maranhão, o diretor-adjunto do Idema, Josielson Oliveir; e o superintendente do Ministério da Agricultura no RN, Manoel de Freitas Neto.